Recrutamento e Seleção: Um momento de esperança ou de indignação?

Por trabalhar como psicóloga organizacional, muitas pessoas conversam comigo sobre processos seletivos em que estão participando e só tenho escutado reclamações e algumas muito graves!

O R&S é um processo muito antigo, que se iniciou nos quartéis para recrutar soldados pelo seu tipo físico e saúde, porém hoje através de vários autores e um deles muito conceituado, Idalberto Chiavenato, houve uma grande transformação no processo de seleção de pessoal, que explanam nos candidatos suas competências técnicas e comportamentais com técnicas atualizadas para que se tenha maior confiabilidade do processo.

Contudo, não foi só o conceito de selecionar pessoas que mudou, mas o mercado, a exigência e principalmente um fator que tem prejudicado milhares de pessoas: a pressa! E com ela falta de feedback aos candidatos, convocações de pessoas que não tem o mínimo perfil para a vaga em questão, descaso com candidatos no próprio momento da seleção e falta de ética, muita falta de ética!!!

Só que tenho que defender o lado de algumas boas organizações que fazem excelentes processos seletivos, às vezes longos e muito criticados pelos candidatos, mas são esses os processos que tem a menor probabilidade de erro.

Portanto acredito que os dois lados da moeda estão errando por aí, as empresas em darem pouco valor ao tempo gasto com os processos seletivos e os candidatos que pecam em pontos como postura, falta de ética ao criticar empresas em que trabalhou, reclamar por ter que ir até a empresa para um teste...entre outros.

E o que fazer?

As empresas devem estudar mais, buscar informação e dedicar tempo, muito tempo para selecionar as pessoas que farão parte de seu organograma e para os candidatos vai uma dica: seja ético, sincero e principalmente profissional, não adianta apenas ler um artigo como esse se empolgar e depois relaxar. Procurar emprego é mais difícil do que imaginamos e para conseguir o trabalho tão desejado é preciso formação técnica e comportamento adequado nas situações do dia a dia!

Um abraço,


Nenhum comentário:

Postar um comentário